O teto é umas das áreas que merece atenção diferenciada na hora do reboco de sua residência. Para tal serviço é necessário que o profissional tenha além de técnica, habilidade e paciência, e usar materiais de boa qualidade adequados para o serviço. A massa deve ser feita na medida certa, para que na hora do reboco esta não despenque do teto, causando prejuízo para o cliente e aborrecimentos para o profissional.

Agora, vamos analisar algumas dicas para um bom reboco de teto:

Inicie preparando a massa, que é composta, basicamente de areia fina e cimento. Geralmente, usa-se para o reboco de teto, se for fazer em uma caixa de mistura, usando o carrinho de medida, quatro medidas de areia para uma de cimento. Em seguida, espalhe o cimento sobre a areia e depois misture bem até o cimento se confundir com a areia. Logo após, jogue água e mexa bem, usando uma enxada.

Antes de iniciar o reboco de seu teto, o local deverá já estar com os chapiscos, feitos com areia grossa e cimento espalhado em fina camada cobrir a laje. Caso prefira, use a opção de trocar o chapisco pela massa usada para colar cerâmica, também passada com uma fina camada por todo o teto.

Sempre monte um andaime para ficar perto do teto onde será feito o reboco, pegue duas ripas que servirão como régua e prenda uma em cada lateral do teto. Passe uma linha que vá de uma a outra, essa servirá de nível. Faça vários tacos ou pedaços de madeiras de uns quinze a vinte centímetros cada um e que sejam retos, bata um pouco de massa no teto e cole um por um pra ter como medida de nível, bata ele em baixo da linha de modo que a linha quase esbarre nos tacos.

Depois, pegue um pouco da massa que irá rebocar o teto, com a colher de pedreiro e coloque sobre a desempenadeira, e de novo com a colher, vá batendo a massa no teto, de forma que permita ela grudar na laje. Baseie-se sempre pelos tacos e pelas réguas nas laterais. À medida que for avançando vá colocando os tacos e mudando a linha.

Quando for rebocar o teto, lembre-se de ter sempre mãos uma régua de madeira ou alumínio que seja bem reta. Coloque sobre as réguas laterais e sobre os tacos e vá arrastando com um movimento uniforme para tirar os excessos e nivelar a massa. Tire os tacos e as réguas laterais e preencha de massa. Quando precisar colocar massa em alguns espaços volte a nivelar após esperar a massa quase secar.

Para finalizar o reboco de teto, passe a desempenadeira para deixar a massa bem lisa. Para isso, use um broche com um balde de água, pois a massa vai estar dura. Vá molhando com o broche e alisando com a desempenadeira até ficar bem lisa e sem riscos.

IMPORTANTE!
Lembre-se sempre de peneirar a areia, pois evitará que resíduos sejam rebocados no teto, junto com a massa, gerando imperfeições. E o mais importante! Use sempre materiais de segurança, neste caso, o mais importante é o óculos, para que os resíduos não caiam nos olhos.

Vai rebocar o seu teto? Passe na Casa + Fácil mais próxima e compre seu material e os equipamentos de EPI e EPC.
Aqui você encontra os melhores materiais, os melhores preços e os maiores prazos! É a Casa + Fácil ajudando você a construir e reformar!

Share This