O mofo é um fungo que aparece onde existe umidade, em locais como o armário, que não são bem arejados, o mofo também tende a aparecer.

Existem algumas formas de se acabar com o mofo na madeira, vejamos um exemplo com armário de madeira:

Uma das formas é abrir o armário, retirar tudo que está armazenado em seu interior deixando-o aberto ao sol.

Fazendo isso por alguns dias, o mofo irá desaparecer aos poucos, o problema é que no inverno, certamente ele irá voltar. Para prevenir, com o armário totalmente vazio, utilize um aspirador de pó e elimine toda a sujeira, incluindo o mofo.

Em seguida, use uma lixa própria para madeira em toda a parte interna do armário até ficar com a madeira original, ou seja, você irá remover inclusive o verniz do armário, dessa forma todo o fungo será eliminado. Depois desse processo, deixe o armário em um local arejado até que toda a umidade desapareça.

Passado alguns dias, passe a lixa novamente, pode passar de forma mais rápida.

Dando continuidade, utilize um verniz antifungo em todo o armário, é um tipo de verniz incolor que irá prevenir o aparecimento de mofo. Espere secar este primeira camada de verniz e depois, procure um verniz próprio para o tipo de madeira do seu armário e só depois passe uma nova camada do verniz antifungo.

Abra as portas do armário nos dias de sol para que a madeira possa respirar e não acumule umidade. Você poderá usar este processo em outros locais onde tenham madeira, como por exemplo, as prateleiras nos quartos.

Share This